EQUIPE

NICO ROSSINI

Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, foi o responsável pelo nascimento do Festival do Cinema Contemporâneo Italiano em 2005. O mesmo nasceu com o intuito de fazer com que os “novos” diretores e atores italianos fossem conhecidos pelos cinéfilos brasileiros além dos consagrados como Fellini, De Sica, Visconti, Loren, Mastroianni, etc. Além da grande paixão pelo cinema, Nico atuou como C.E.O. em empresas italianas e norte americanas em várias partes do mundo, como Irlanda, Bélgica, Canadá, Itália e alguns países africanos e do Oriente Médio no inicio da sua carreira profissional. Atualmente é sócio diretor, em São Paulo, de uma editora e de uma empresa de feiras.

ERICA BERNARDINI

Curso de História da Arte (Universidade de Siena –  Itália – Ano 2002), Pós-graduada em Marketing de Serviço (FGV – São Paulo – Ano 2004), Especialização em Jornalismo Cultural (FAAP – São Paulo – Ano 2010). É produtora cultural e cinematográfica. Há mais de 20 anos atua em ações para a promoção do intercâmbio cultural, econômico e social entre o Brasil e a Itália. “Festival de Cinema Italiano no Brasil” (de 2004 a 2013), exibição de filmes e realização de encontros com produtores e palestras com estudantes de cinema de universidades no Brasil. Vespa um ícone italiano (2013) – Produção para o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo de uma Exposição no Museu da Casa Brasileira e um documentário sobre a história da Vespa. Animassinha (2016) – Produção de Oficinas de Animação sob a coordenação do Prof. Eliseu Lopes, Diretor da Faculdade de Animação da FAAP.  Livro Participação Italiana no Cinema Brasileiro (2017) Organização e pesquisa do livro de autoria de Maximo Barro. Storaro: Escrever com a Luz – Produtora executiva da exposição que trouxe pela primeira vez ao Brasil todo o trabalho do diretor de fotografia Vittorio Storaro, na OCA do Ibirapuera em São Paulo. Como produtora cinematográfica produziu: FILME DIMINUTA (2015) –Uma coprodução Brasil – Itália com direção de Bruno Saglia.  FILME UNA NOBILE CAUSA (2015) – produção italiana dirigida por Emilio Briguglio, SERIADO DI PADRE IN FIGLIA (2016) – Produção executiva no Brasil e produção do elenco brasileiro do seriado televiso realizado pela TV italiana RAI UNO, com direção de Riccardo Milani. FILME DUETTO – Produtora executiva e produtora de elenco na Itália. Coprodução com a Nexus Cinema será gravado no Brasil e na Itália em 2018.

Vania Andrade - Assistente de Produção

Assistência à produção da 13ª edição do Festival de Cinema Italiano do Brasil. Formada em Negócios da Moda, já trabalhou para distribuidora de filmes clássicos e também atua como tradutora. Desde 2006 coordena Projetos da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (ITALCAM) em São Paulo. Desde 2015 é Vice-Secretária Geral da ITALCAM.